Ouvir e ler histórias é o caminho para entrar em contato com um mundo encantador, cheio de mistério
- Psicomotricidade Para Todos Psicomotricista Carmen Sandu
- 29 de set. de 2020
- 3 min de leitura

“Ouvir e ler histórias é o caminho para entrar em contato com um mundo encantador, cheio de mistérios e surpresas. Na maioria das vezes interessantes e curiosas que cada vez mais, pode nos impulsionar a querer ouvir outra vez” (SANTOS, 2009, p.11-12).
Só mais uma história por favor …
É provavelmente a frase que muitos ouvimos após termos acabado de ler uma história a uma criança.
As histórias, todo o tipo de histórias…
- As antigas contadas pelo avô;
- As histórias inventadas pelos pais quando não têm nenhum livro por perto;
- As histórias verídicas;
- As histórias fantásticas, onde as vassouras, canecas e relógios ganham vida, onde os ursos falam e os gatos cantam;
São todos estes conteúdos fascinantes que devem acompanhar o desenvolvimento das crianças.
As histórias são muito importantes no desenvolvimento de uma criança, através da leitura destas, as crianças libertam-se, dão asas à sua imaginação e ficam mais felizes dando um sentido diferente ao seu universo infantil.
O tempo acordado à leitura, não é um tempo desperdiçado, mas sim, um tempo passado com qualidade, onde a criança consegue absorver com facilidade, todas as informações transmitidas através desse conto.
Relativamente aos benefícios que a leitura de histórias pode trazer para a vida da criança segue um breve resumo de alguns benefícios interessantes.
Não saliente no quadro, mas de máxima importância é a leitura de uma história antes de dormir.
A história na sua estrutura apresenta elementos que representam os atos positivos e elementos que representam os atos negativos, sendo estes os pontos chave.
Porquê?! – Perguntam vocês…
Esses elementos têm um grande peso e importância na história, uma vez que os atos positivos vencem sempre os atos negativos, mas até chegarem à vitória têm um longo caminho a percorrer. Este caminho nem sempre é fácil e através do decorrer da história a criança consegue criar uma perspectiva, imaginar e até colocar-se na pele das personagens tentando resolver o problema o mais rápido possível. Este facto faz com que a criança venha a desempenhar capacidades fundamentais que a vão ajudar a lidar com os pesadelos e não só.
A lei que resolve muitos problemas...
Ao lermos uma história à criança antes de dormir, esta ganha uma imunidade para lutar contra os pesadelos, conseguindo arranjar maneira de ultrapassar esta emoção que o pesadelo lhe traz.
Assim terá a capacidade de fazer a distinção entre aquilo que é real e aquilo que foi um sonho, superando assim os seus medos imaginários.
Muitas das vezes quando a criança acorda assustada, a chorar, uma das estratégias mais utilizadas para acalma-la é referir o momento de “tensão” que ocorreu na história lida antes da criança adormecer, onde o ato positivo ou o “bom” ganhou, comparando assim o pesadelo que a criança teve e de onde saiu vitoriosa com a história, referindo que a criança foi corajosa e venceu o que tinha acontecido de menos bom.
Além da simples leitura e interpretação das histórias, muitas das vezes podemos aproveitar os conteúdos expostos para por em prática e dar ainda mais, asas à imaginação da criança através de atividades relacionadas com a história contada, desenvolvendo assim aspectos sociais, psicomotores, emocionais (…).
Espero que tenham gostado desta pequena partilha e não se esqueçam que,
“Amar, crescer, desenvolver e colher o fruto que plantamos juntos, esta é uma verdadeira conquista da vida!”
Psicomotricista,
Carmen Sandu
تعليقات